Drywall é uma tecnologia moderna de construção civil que substitui as paredes de alvenaria, feitas de tijolos ou blocos assentados com massa de cimento. O termo significa “parede seca”. É o sistema mais utilizado em paredes e forros na Europa e nos Estados Unidos e vem ganhando espaço no Brasil por ser um processo rápido, econômico e racional.

As paredes feitas em drywall são compostas por uma estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso de alta resistência, aparafusadas em ambos os lados. Têm medidas precisas e são projetadas para suportar, com segurança, dispositivos como portas, armários e estantes. São mais flexíveis que construções de alvenaria, permitindo soluções criativas. Na hora da montagem, o drywall significa rapidez e limpeza, já que a execução gera pouco entulho. Além disso, proporciona uma qualidade superior de acabamento. A parede oferece uma superfície lisa e pronta para receber qualquer tipo de acabamento, seja pintura, azulejo, pastilha ou mármore, entre outros.

Manutenção e reforma se tornam processos mais fáceis que nas paredes comuns. As instalações elétricas e hidráulicas passam pelo interior das paredes, agilizando o acesso. Se ocorrer um vazamento de água, por exemplo, basta fazer um recorte na chapa para permitir o conserto do encanamento. Depois a parede é fechada com o mesmo pedaço de chapa. Um profissional especializado executa o serviço em um dia, dispensando quebra-quebra, evitando sujeira e transtornos.

Outra vantagem da tecnologia drywall é poder ser utilizada sem nenhum problema nas áreas úmidas, como banheiros e cozinhas. Nesse caso, são indicadas as chapas verdes, resistentes à umidade e com proteção antifungo. Para isso, a impermeabilização segue o procedimento básico, o mesmo para qualquer área úmida de alvenaria.

Mesmo as paredes sendo menos robustas, nem de longe isso significa menos conforto ou proteção. Além de oferecer ótimo isolamento acústico, as propriedades das chapas de gesso contribuem para controle da temperatura. Desse jeito, o ambiente fica mais fresco no verão e mais quente no inverno. Para completar, o drywall apresenta boa resistência em caso de incêndio. Em áreas que necessitam de uma proteção maior, são colocadas chapas especiais, resistentes ao fogo.